segunda-feira, 2 de abril de 2007

Intarsia?? Fair Isle ??? Jacquard ????

Em todos os anos que passei tricotando, sempre conhecia (e reconhecia) os trabalhos feitos com cores e desenhos como JACQUARD.
Então, meu mundinho globalizou-se e novos termos para esse tipo de trabalho apareceram criando uma certa confusão na minha cabeça - INTARSIA e FAIR ISLE.
Serão as mesmas coisas ? Qual a diferença ? O que eu faço é Intarsia, Fair Isle ou Jacquard ?
Para tentar solucionar essas questões, utilizando meus parcos conhecimentos de inglês, recorri à pesquisa e consegui o seguinte:
INTARSIA – trabalho feito com cores e desenhos, onde o fio colorido não é carregado no avesso, pois os desenhos são grandes, formados por muitos pontos. Ao contrário de outras técnicas coloridas, só se trabalha uma cor por vez, e quando uma cor muda, o outro fio ficará em espera.

O termo intarsia é muito utilizado também para trabalhos com madeira, que por aqui conhecemos como marchetaria.

FAIR ISLE: técnica tradicional e original da ilha do mesmo nome, pertencente à Escócia, situada no Mar do Norte entre o Reino Unido e a Noruega. Nesse trabalho, a cor é carregada pelo avesso, já que os desenhos formados são pequenos, de poucos pontos e repetitivos, formando faixas . São poucos pontos de cada cor.

As tricoteiras mais experientes, trabalham uma cor em cada mão (estilo inglês e continental ao mesmo tempo).

JACQUARD - também são desenhos formando faixas, com os fios sendo carregados. Recebeu esse nome graças ao monsieur Joseph Marie Jacquard, que em 1801, na França, durante a Revolução Industrial, inventou um tear mecânico controlado por grandes cartões perfurados. Sua máquina era capaz de produzir tecidos com desenhos bonitos e intrincados.


O que diferencia o Jacquard do Fair Isle é o padrão dos desenhos. No Fair Isle, os padrões são característicos e usuais da Ilha, geralmente florais e geoméricos, não utilizando mais que 5 cores em cada faixa.

O Fair Isle é, na verdade, um tipo de Jacquard.

(Essa pesquisa está aberta a acréscimos, correções e críticas... )


Fontes : Wikipédia
http://www.fairisle.org.uk/ ( blusas penduradas e excelente site sobre Fair Isle)http://scrubberbum.typepad.com/moth_heaven/2004/05/index.html (FairIsle frente e verso)http://www.alpacawoolsweaters.com/FloralShawl.JPG ( xale em Intarsia )http://labobine.canalblog.com/images/tricot__charpe_bonnet_jacqu1.jpg (Jacquard)http://nonaknits.typepad.com/nonaknits/ask_nona/index.html ( frente e verso Intarsia )

5 comentários:

Anônimo disse...

Acho bastante completa a informação. Só vou acrescentar uma coisa, relativamente á intarsia. Essa é uma técnica para fazerem trabalhos com duas cores, na horizontal e inclinado, sem que tenha de ser cosido posteriormente.

Bjs

Mónica

KetyMarques disse...

Isto é Páscoa


Uma única coisa é mais importante que qualquer outra, viver.
E é porque Deus nos fornece toda energia.


É por esse motivo, que os pássaros voam e fazem os seus ninhos.
Que as árvores crescem e se beneficiam com o sol e a água, Tudo chama pela vida, atendendo as determinações do criador. Somos feitos pra viver.

Viver é o grito do coração humano, mesmo diante de todas as dificuldades, não podemos desistir.

Só não ama a vida quem está fechado em si mesmo,
Quem pensa ser o centro do mundo, nossos olhos são feitos para ver ao nosso redor, os nossos ouvidos para ouvir a música que está em todo universo.

O nosso coração para sentir a vida, e o palpitar da vida de outros corações. Nossas mãos para apertar outras mãos.

Ressurreição, grito de Deus para os homens desanimados, Os homens cansados, os homens deitados no caminho da vida.

Ressurreição, grito de cristo ressuscitado.
Deus que é vida e que nos chama para a vida.
Vida que não acabará jamais.

Fazer Páscoa significa passar do pessimismo ao otimismo.
Do olhar triste para o olhar alegre. da palavra destruidora para a construtora e cheia de esperança.

Isso é Páscoa.

É passar do mal para o bem, do egoísmo para o amor,
Do pecado para a liberdade dos filhos de Deus.
Ressurreição, Cristo grita a vida.
Eu sou a vida, vinde a mim.

Feliz Páscoa!!!

Anônimo disse...

Menina vc é uma enciclopedia !!! estou me sentindo cada vez mais culta com respeito ao tricô , obrigada!!Bom FDS ...Elena

Márcia disse...

Meu sonho e desafio mor: jacquard.
:P

Eliz disse...

Desculpe comentar postagem tão antiga, mas não posso deixar em branco. Suas informações foram utilíssimas, muito claras e para quem não tem experiência, como eu, é muito bom achar inspiração pela net afora. Obrigada por todo o compartilhamento que tem feito de tantas coisas. Sei que quase ninguém agradece, mas meu sincero obrigada.